dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    

A região sul do Estado do Rio Grande do Sul, caracterizada pela produção agrícola, pesca e turismo, esta vivenciando uma aceleração em seu desenvolvimento alavancado pela instalação de um polo naval e offshore centrado nos municípios de Rio Grande e São José do Norte. Esta situação tem levantado questões bastante intrigantes e de difíceis respostas: O desenvolvimento desta região é sustentável? É possível ser sustentável? O que é mesmo sustentabilidade? Não há mesmo prontas e simples respostas para tais questões, mas talvez alguns indícios de quais sejam.

Podemos dizer que um sistema ambiental – um espaço organizado com componentes ecológicos, econômicos e sociais - presenta um estado sustentável quando mantêm seus processos (sua funcionalidade) operando e seus componentes (sua composição) permanecendo com o passar do tempo e com a qualidade desejada. Pode-se dizer que essa sustentabilidade é relativa ao tempo a aos componentes considerados. Por exemplo, podemos ter uma sustentabilidade econômica, mas não ecológica, por pouco ou muito tempo. Podemos ter a desejada sustentabilidade ambiental (integrando os macros componentes ecológicos, econômicos e sociais) com a desejada qualidade em todos os setores. Não é um processo trivial e requer ações complexas. Sobre tudo isso, é importante refletir que toda e qualquer manutenção de componentes e processos nos sistemas ambientais só é possível com fontes energéticas (presentes no próprio ambiente ou importada de outros) que os sustentem. Duas palavras parecem ser chaves: qualidade e manutenção.

O referido recente acelerado desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul esta sendo planejando através de uma concentração massiva de energia na forma de energias naturais ou de investimentos (por exemplo, concentração de empresas, recursos energéticos elétricos, eólicos, petróleo &gás, materiais e recursos financeiros).

Não há duvida de que a região cresce com geração de impostos e criação de oportunidades de emprego e renda. Por outro lado, há indícios de perda de sua sustentabilidade ambiental. Exemplos destes indícios são a perda de alguns de seus importantes componentes e processos produtivos como a diminuição da atividade pesqueira, com destaque à pesca artesanal, e perda de qualidade de componentes representada, por exemplo, pela qualidade do ar, balneabilidade de suas águas e supressão de importantes ecossistemas e de valores paisagísticos que suportam atividades turísticas e elementos que definem o bem-estar social.

Para tentarmos manter a sustentabilidade ambiental da região parece clara a necessidade do estabelecimento de um limite para o uso de seus recursos e a manutenção das energias e investimentos que dão suporte aos múltiplos processos produtivos que nele ocorrem. Essas são ações que demandam para a sua realização o estabelecimento e uso de instrumentos de planejamento e gestão. Tais instrumentos, ainda escassos no âmbito nacional, têm sido desenvolvidos pelo Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) através de seu Laboratório de Gerenciamento Costeiro. Durante o Projeto COSTA SUL (2003-2007), financiado pelo BID (www.costasul.furg.br), alguns desses instrumentos foram estabelecidos e repassados às secretarias de meio ambiente dos municípios de Rio Grande e São José do Norte: ordenamento territorial participativo, planos de uso de recursos e de ocupação do solo, mapas de conflito de uso e o estabelecimento do Plano Ambiental Municipal - PLAM.

Será que atingiremos a desejada sustentabilidade ambiental com a adequada implementação e execução dos instrumentos de gestão? Essa é uma pergunta da qual a resposta dependerá da esperada apropriação de tais instrumentos pelos órgãos governamentais responsáveis e pelo estabelecimento de uma política ambiental que defina princípios e critérios para o encaminhamento das ações de manejo necessárias. 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Eng. Agrônomo Kleber Santos - MAPA
05/03/2011 - 10:51
Dr. Milton Asmus:
Muito colaborativo teu artigo, na medida em que hß necessidade de ordenar as atividades econ¶micas em seu conjunto, no da integraþÒo dos processos produtivos.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Agricultura Sustentável - Artigos já Publicados

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta quebrando paradigmas
17/12/2014

O que são serviços ambientais?
30/05/2014

Coevolução de genética e sistemas de produção, um caminho para a sustentabilidade
08/10/2013

Biodiversidade e melhoramento participativo: razão e prática
30/09/2013

Manejo Integrado de Pragas
06/09/2013

Produção integrada de arroz no Brasil
13/06/2011

Monitoramento de indicadores para a produção agrícola sustentável
18/05/2011

Apresentação
14/01/2011

Conteúdos Relacionados à: Agricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada